Ácido orgânico que se apresenta na forma de um sólido cristalino branco. Principais aplicações: agente quelante com íons metálicos, agente acidulante e antioxidante.

É um tensoativo aniônico amplamente aplicado no ramo de produtos de
limpeza e costuma ser o principal ingrediente ativo da formulação, pois é muito efetivo no abaixamento da
tensão superficial, promovendo a molhabilidade da superfície e emulsificação da sujeira, além de possuir um
alto poder espumante.

O Álcool Cetoestearílico atua como agente emulsionante que proporciona lubricidade, consistência, emoliência e estabilidade às formulações cosméticas e farmacêuticas. Usado em cremes, loções cremosas e tônicas, géis, shampoos, condicionadores e outros produtos capilares.

Aplicações:

  • Indústria de vidro: Matéria prima para a fusão.
  • Indústria química: fabricação de derivados sódicos.
  • Detergência: suporte alcalino
  • Processos metalúrgicos: Dessulfuração de ferro gusa.
  • Tratamento de gases de combustão: Remoção de componentes ácidos.

É uma base concentrada para fabricação de detergentes.

Cocoamidopropil Betaína tem sido utilizado como tensoativo secundário em diversos produtos cosméticos, de cuidados pessoais, de higiene e limpeza, entre outros, devido, principalmente, às suas características toxicológicas. Tensoativos secundários como a Betaína são usados para melhorar as propriedades da base tensoativa e otimizar o desempenho do produto final com relação à capacidade espumante, de espessamento, detergência e redução da irritação da pele. Cocoamidopropil Betaína tem sinergia com vários tensoativos, entre eles estão Lauril Éter Sulfato de Sódio e Ácido Sulfônico. A aplicação da Betaína reduz a irritação da pele e das membranas mucosas. Além disso, as formulações são fáceis de espessar e desenvolvem uma espuma abundante e estável. A Betaína tem como propriedades destacadas um melhor desempenho de limpeza e condicionamento aos produtos formulados. Sua toxicidade é tão baixa que é comumente aplicada em produtos de higiene oral. Permite espessar a formulação, reduzindo a quantidade necessária de eletrólitos para ajuste da viscosidade. Além disso, aumenta o poder espumante de tensoativos aniônicos, proporcionando uma espuma mais rica e cremosa, altamente desejada em formulações diversas, sobretudo nas formulações de detergentes líquidos para lavagem manual de louças.

Indicado para incrementar formulações de detergente lava-roupas líquido e pó. Possui ação branqueadora, aumenta consideravelmente o grau de brancura dos tecidos.

O Butilglicol é da família de éteres glicólicos, utilizado como solvente orgânico polar verdadeiro e retardador. É um líquido, transparente, incolor, de odor fraco característico, obtido pela reação de eterificação de óxido de etileno com Butanol.

APLICAÇÕES

Usado como solvente em tintas, resinas, borracha, vernizes e thinner de resinas sintéticas como nitrocelulose, acrílica, epoxi, fenólicas e alquídicas. Excelente solvente retardador de lacas nitrocelulosicas; melhora o brilho, reduz a viscosidade e facilita a aplicação. Na indústria têxtil é utilizado como auxiliar de limpeza com a função de desengraxe. Em produtos de limpeza entra em formulações de multiuso. Em tratamento de metais no desengraxe de peças metálicas e em algumas sínteses de produtos químicos, etc.

TINTAS E VERNIZES: Formulações com butanol e BUTILGLICOL são extremamente resistentes ao branqueamento e promovem rápida formação de filme, devido à sua alta taxa de evaporação.

COUROS: Usado como agente penetrante nas formulações base água, pois reduzem a tensão superficial da água, aumentando a penetração das tintas e lacas, e melhorando a resistência e o nivelamento do filme.

DETERGENTES: pode ser empregado como componente em formulações de desinfetantes transparentes, formulações tipo multiuso e desengraxantes em geral. Atuam como agentes de limpeza na solubilização de sujeiras oleosas, contribuindo para abaixar a tensão superficial da água.

ÓLEOS SOLÚVEIS OU AUTOEMULSIONÁVEIS: pode ser utilizado como agente acoplante na formulação com alto teor de óleos solúveis e de tensoativos. Atuam promovendo a estabilidade da formulação durante a estocagem mantendo a fluidez do produto.

Espessante para aumentar a viscosidade de sistemas detergentes. Possui ação também de antiredepositante de sujeira.

Indicado para fabricação de cera líquida.

  • Seu grau de metalização confere às ceras produzidas filme de alta
    resistência à água.
  • Confere às ceras auto brilho.
  • As ceras produzidas também apresentam alta resistência ao atrito.
  • É compatível com todos os componentes da cera, incluindo
    plastificantes, auxiliares de formação de filme e agentes niveladores.

hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papeltecidosdetergentesalimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte.

Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.

Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

Trípolifosfato de Sódio – STPP é um composto sólido inorgânico utilizado na formulação de uma grande variedade de produtos de limpeza doméstica, mas também na alimentação humana, alimentação animal, processos de limpeza industrial e fabricação de cerâmica. STPP é amplamente utilizado em detergentes para lavagem de roupa normal e/ou automática e detergentes para maquinas de lavar louça (em pó, líquidos, gel e/ou forma de tabletes), limpadores sanitários, limpadores de superfície, e para limpar borra de café. Também fornece uma série de funções químicas, incluindo: Sequestro de “dureza”, permitindo um eficaz funcionamento dos sulfactantes, pH tamponante; emulsificação da sujeira e prevenção de deposição; hidrólise de gorduras e dissolvendo/dispersando partículas de sujeira.

Aplicação em Alimentos: Nos alimentos, o STPP é usada para reter a umidade. É utilizado em várias aplicações, tais como conservante de frutos do mar, carnes, aves e alimentos para animais.

Outros usos:

– Creme dental

– Agente sequestrante e emulsificante

– Detergentes em pó e produtos de limpeza

– Tratamento de água

– Indústrias de cimento e cerâmica

– Indústrias de pastas e papéis como emulsificante

– Dispersão de pigmentos e argilas

– Fabricação de vidros

– Fabricação de tintas

– Líquidos de limpeza doméstica

– Processamento têxtil e de tinturaria

– Dispersante de óleo em perfurações petrolíferas

– Agente de flotação; Estabilizante de solo.

Ácido fosfórico ou ácido ortofosfórico é um composto químico de fórmula molecular H3PO4. É o ácido de fósforo mais importante. Dentre os ácidos minerais, pode ser considerado um ácido mais fraco.

É um tensoativo aniônico amplamente aplicado no ramo de produtos de
limpeza e costuma ser o principal ingrediente ativo da formulação, pois é muito efetivo no abaixamento da
tensão superficial, promovendo a molhabilidade da superfície e emulsificação da sujeira, além de possuir um
alto poder espumante.

A Amida 60% é bastante empregada como espessante, estabilizante de espuma, agente emoliente e solubilizante de essências e óleos. São amplamente empregados em conjunto com Lauril Éter Sulfato de Sódio, Ácido Sulfônico e demais tensoativos sulfatados, pois apresenta sinergia com estes, aumentando a estabilidade da espuma e o espessamento do sistema, além de promover característica de emoliência advindo da cadeia graxa de coco.

A Amida 60% é aplicada em formulações de xampus, sabonetes líquidos, banhos de espuma e detergentes. A dosagem de Amida 60% nas formulações depende de cada formulação, porém podem variar de 0,25 a 5,0% dependendo da aplicação.

Aplicações:

  • Indústria de vidro: Matéria prima para a fusão.
  • Indústria química: fabricação de derivados sódicos.
  • Detergência: suporte alcalino
  • Processos metalúrgicos: Dessulfuração de ferro gusa.
  • Tratamento de gases de combustão: Remoção de componentes ácidos.

Possui aspecto de pasta esbranquiçada, a base de Esterquat, levemente catiônico, proporciona toque macio, cheio e liso ao tecido. Indicado para todos os tipos de tecidos. Ideal para fabricação de amaciantes domésticos de alta viscosidade

Suas principais características são: doador de viscosidade, doador de maciez e suavidade às fibras do tecido, a úmido e a seco, seu odor característico não interfere com as fragrâncias e sua coloração não interfere na aparência final do produto.

Possui uma ótima dispersão em água reduzindo o tempo de agitação, podendo ser usado em processo a frio.

Produto a base de Isotiazolinonas e derivado halogenado, foi especialmente desenvolvido para preservação contra deterioração por bactérias aeróbias e anaeróbias, fungos e leveduras. A preservação se faz no estado úmido de formulações aquosas saneantes tais como: detergentes, desinfetantes, ceras, amaciantes e limpadores de uso geral. Sua composição sinérgica proporciona ótima performance e amplo espectro de atuação.

É estável em ampla faixa de pH (até 11), compatível com substâncias catiônicas, aniônicas e não iônicas. Estabilidade térmica até 100°C.

Indicado para incrementar formulações de detergente lava-roupas líquido e pó. Possui ação branqueadora, aumenta consideravelmente o grau de brancura dos tecidos.

Cloreto de Benzalcônio 50% é um sal de amônia quaternário usado em desinfecção e sanitização de superfícies duras e controle de algas no tratamento de águas e piscinas. O Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio é uma molécula aprovada para sanitização de indústrias alimentícias em uma concentração de até 200 ppm em ativo (para superfícies que entram em contato com os alimentos).

É um produto compatível com tensoativos catiônicos, não iônicos e anfotéricos, além de ser estável a uma larga faixa de pH, podendo ser utilizado em combinação com diversos ácidos e bases inorgânicas e orgânicas.

O Cloreto de Benzalcônio é um produto biodegradável, praticamente atóxico por via oral (LD50 entre 50 e 500 mg/Kg), moderamente irritante para a pele (solução 5% em ativo) e extremamente irritante para os olhos (solução 5% em ativo).

É um tensoativo obtido através da reação de nonilfenol com óxido de eteno. Em função do número de unidades de óxido de eteno (grau de etoxilação), obtém-se produtos que exibem diferentes valores de HLB (balanço hidrófilo-lipófilo), permitindo a escolha de um produto para cada aplicação.

É um tensoativos não iônico, cuja parte hidrófoba da molécula é proveniente do nonilfenol e a parte hidrófila é resultante da cadeia de óxido de eteno.
Com o aumento do grau de etoxilação, aumenta-se a hidrofilia da molécula (maior HLB), alterando-se sua solubilidade em água, seu poder espumante, sua molhabilidade e detergência, permitindo que tais produtos sejam utilizados como emulsionantes, detergentes, solubilizantes, umectantes e desengraxantes.

Aplicação em petróleo: Formulações detergentes (como emulsionante, dispersante e umectante).

Aplicação em detergentes: Detergente desengraxante para lavagem a seco de roupas, desengraxante de mãos, lavagem automática
de louças, auxiliar de enxágue, ceras líquidas base água para pisos frios e assoalhos.

Aplicação têxtil: Emulsionante, lavagem de fibras artificiais e sintéticas, emulsionante para ceras polietilênicas de
acabamento e auxiliar de enxágue.

Aplicação em couro: Fixação de óleos de engraxe, desengraxante, processos de extração de gorduras
e auxiliar de lavagem.

Aplicação em agroquímicos: Emulsionante em emulsões concentradas e concentrados emulsionáveis.

Aplicação em tintas e vernizes: Agente igualador para evitar flotação de pigmentos.

Aplicação em óleos industriais: Emulsionante em óleos de corte e óleos de laminação.

Embalagem: bombonas plásticas contendo 5, 20, 50 ou 200kg.

Possui ação alvejante e desinfetante.

O Silicato de Sódio, também conhecido como vidro líquido, é uma solução aquosa constituído por SiO2 (dióxido de silício) e Na2O (óxido de sódio).
De fácil manipulação, atóxico e não inflamável, o Silicato de Sódio é um produto químico de amplo leque de aplicação, além de se destacar em ser substituto em formulações e processos que procuram ser uma alternativa ecologicamente correta.

sulfato de magnésio, ou sulfato oriundo de pedra magnética, de nome comum sal de Epsom, é um composto químico que contém magnésio, cuja fórmula é MgSO4·7H2O.

A Ureia Industrial é utilizada na fabricação de melanina, resinas sintéticas, plásticos diversos, impermeabilizantes etc, além de ser empregada na indústria farmacêutica, alimentícia e de cosméticos.

É um produto sólido, que se apresenta na forma de grânulos brancos. Contém 46% de nitrogênio, sendo higroscópico e solúvel em água, álcool e levemente solúvel em éter.

Tem alto grau de pureza e qualidade para atender às diversas demandas.

Composto orgânico, geralmente hidratado, apresenta-se na forma de cristais brancos. Principais aplicações: indústria do couro, têxtil, metalúrgica, tintas e vernizes.

açúcar invertido consiste em um xarope quimicamente produzido a partir do açúcar comum, a sacarose; um dissacarídeo formado por dois açúcares simples (monossacarídeos).

Previnem e inibem a formação de espuma. Toda espuma que já se tenha formado perde a
estabilidade no momento que entra em contato com este produto, e se desfaz.
• O uso do antiespuma é bastante amplo, e varia desde o controle de espuma de grande volume, até a
eliminação de pequenas bolhas, como no caso de pastas de estampar.
• Devido à pequena quantidade aplicada, eles não provocam efeitos indesejáveis, nem contaminam produtos,
tornando-se extremamente econômicos.

Aplicações:

  • Indústria de vidro: Matéria prima para a fusão.
  • Indústria química: fabricação de derivados sódicos.
  • Detergência: suporte alcalino
  • Processos metalúrgicos: Dessulfuração de ferro gusa.
  • Tratamento de gases de combustão: Remoção de componentes ácidos.

É um líquido viscoso branco, com odor característico. É uma base perolizante e/ou opacificante utilizada a frio, composta por tensoativos aniônicos, não-iônicos e ésteres glicólicos. Os efeitos visuais perolizado ou opacificado oferecem várias vantagens, como por exemplo, diferenciar o produto agradando o sensorial, mascarar princípios ativos dispersos (partículas em suspensão), melhorar o aspecto de formulações turvas ou que possui grande quantidade de água. A estabilidade do efeito perolado depende da viscosidade.

Aplicação da Base Perolizante:

  • Shampoos perolados para qualquer tipo de cabelo;
  • Sabonetes líquidos perolados;
  • Sabonetes líquidos cremosos;
  • Shower géis perolados;
  • Banho de espuma;
  • Creme de barbear.

Produto especialmente desenvolvido para preservação em estado úmido de formulações domissanitárias tais como detergentes, desinfetantes, ceras, amaciantes e limpadores de uso geral.

Possui amplo espectro de atuação, sendo eficaz contra bactérias anaeróbias e aeróbias, fungos e leveduras no estado úmido.

Seus componentes ativos encontram-se dentro da relação de aivos preservantes permitidos pela ANVISA. É isento de derivados de formol etoxilados e metais pesados. Não possui odor irritante sendo de fácil manuseio e incorporação aos produtos. Substitui com vantagem o formol e seus derivados como preservante de produtos domissanitários.

Estável em ph até 10. Estabilidade térmica até 60°C.

Opacificante para desinfetantes e sistemas catiônicos.

É um preservante para uso em formulações cosméticas “rinse off” e “leave-on” efetivo no controle de bactérias gram positivas e negativas.

É isento de derivados de formaldeído, compostos etoxilados, e derivados halogenados, apresentando, fácil manuseio e incorporação ao processo.

Apresenta excelente compatibilidade com a maioria das formulações cosméticas aquosas e estabilidade em temperaturas de até 60°C e em pH de 2,0 – 11,0. É um produto de nova geração, que utiliza a tecnologia Novamit da Ipel que confere aos produtos menor toxicidade permitindo grande versatilidade nas aplicações.

É um produto indicado para a desinfecção de água para consumo humano e animal, indústrias de alimentos, bebidas e em saneamento básico, com registro na ANVISA. Sua apresentação é em forma granulado com formulação exclusiva à base de hipoclorito de cálcio contendo mínimo de 65 % de cloro disponível.

Possui ação neutralizante de cloro e acidulante.

É um tensoativo obtido através da reação de nonilfenol com óxido de eteno. Em função do número de unidades de óxido de eteno (grau de etoxilação), obtém-se produtos que exibem diferentes valores de HLB (balanço hidrófilo-lipófilo), permitindo a escolha de um produto para cada aplicação.

É um tensoativos não iônicos, cuja parte hidrófoba da molécula é proveniente do nonilfenol e a parte hidrófila é resultante da cadeia de óxido de eteno.
Com o aumento do grau de etoxilação, aumenta-se a hidrofilia da molécula (maior HLB), alterando-se sua solubilidade em água, seu poder espumante, sua molhabilidade e detergência, permitindo que tais produtos sejam utilizados como emulsionantes, detergentes, solubilizantes, umectantes e desengraxantes.

Aplicação em petróleo: Formulações detergentes (como emulsionante, dispersante e umectante), anti-ferruginosos.

Aplicação em detergentes: Detergentes de uso geral, sanitizantes, limpadores abrasivos, polidores de prataria, detergente desengraxante para lavagem de roupas, mãos, peças automotivas e automóveis, xampus para automóveis, limpa-vidros, detergentes para lavagem de roupas, clorados para branqueamento de manchas, multifuncionais e amoniacados para
limpeza geral, amaciantes e solubilizante de essência para desinfetantes líquidos.

Aplicação Textil: Emulsionante, detergentes para processos de purga e alvejamento, lavagem de materiais pós-tingimento, lavagem de lã e umectante.

Aplicação em couro: Desengraxante, emulgador de gorduras, auxiliar de remolho e caleiro.

Aplicação agroquimicos: Em formulações agroquímicas como espalhante adesivo, pós-molháveis, suspensões concentradas e produção de grânulos dispersíveis em água.

Aplicação em tintas e vernizes: Tintas base água, dispersante de pigmentos, emulsionante e umectante.

Aplicação em papel e celulose: Auxiliar de lavagem e recondicionamento de feltros de máquinas de papel, dispersante e emulsionante de aglomerados de “pitch”.

Aplicação em mineração: Anti-empedrante.

Aplicação em tratamento de metais: Desengraxantes químicos e eletrolíticos e abrilhantador em deposições metálicas.

Embalagem: bombonas plásticas de 5, 20, 50 e 200kg.

 
 

Aplicações:
Protetivo anticorrosivo
Óleo de transmissão (oferece alta resistência térmica)
Selante (não ataca o\’rings)
Protetivo de peças (excelente lubrificante por deslizamento)
Desmoldante de peças plásticas/borrachas
Lubrificante em linha pneumática
Antiespumante
E muitas outras aplicações

Tensoativo catiônico, agente condicionante, anti-estático, emulsionante.

Aplicações:

  • Condicionadores
  • Máscaras para cabelos
  • Cremes de pentear
  • Amaciantes de Roupas

hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papeltecidosdetergentesalimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte.

Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.

Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

APLICAÇÕES:

O Sulfato de Sódio Anidro, ao contrario da maioria dos compostos solúveis, tem sua solubilidade diminuída com o aumento da temperatura, acima de 32,4ºC a solubilidade do sal passa a diminuir conforme a temperatura aumenta, devido à formação de cristais de sal anidro.

Abaixo de 32,4ºC a cristalização se dá como Sal Decahidratado.

Indústrias de detergentes e afins: Tem a função de dar maior viscosidade ao produto diminuindo assim o uso de outras matérias-primas que exerçam a mesma função, com custo mais baixo.

Na fabricação do vidro em substituição do carbonato de sódio.

Na preparação do ultramar e do silicato de sódio.

É um espessante sintético apropriado para uso em detergentes líquidos e similares.
É compatível com a maioria dos tensoativos aniônicos, não iônicos, catiônicos e anfóteros
utilizados em formulações de produtos domissanitários.
Apresenta instabilidade quando aplicado com branqueadores ópticos, formulações ácidas
(HF/HCl) ou muito alcalinas (tolerância máxima de pH 8,5).
Sua utilização nas formulações de detergentes líquidos não dispensa o uso de
eletrólitos, apresentando melhor resposta quando em combinação com Sulfato de Magnésio.
Indicado em concentrações que variam de 0,5% a 2,0% como incremento de viscosidade, podendo
ser utilizadas concentrações mais elevadas desde que previamente avaliadas.